O que é Inspeção Predial?

É uma vistoria técnica em edifícios públicos ou privados, que avalia as condições técnicas, de uso e de manutenção de uma edificação.
Essa vistoria avalia o estado geral do prédio e de seus sistemas construtivos e serve para prevenir acidentes e prejuízos, garantindo a segurança para os usuários.
A inspeção predial é obrigatória?
Infelizmente não há lei federal que obrigue a realização da inspeção de edifícios, porém os estados podem determinar a sua própria legislação.

Quais as fases da inspeção predial?

– Levantamento de dados e de documentação
– Vistoria sistêmica
– Avaliação do estado de manutenção e de seus sistemas
– Emissão do laudo

O que é avaliado na inspeção predial?

– Manual da edificação e dos equipamentos instalados, alvarás, projetos legais, regimento interno, licenciamento ambiental, contratos de manutenção de equipamentos, atestados de Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA).
– Elementos estruturais aparentes, sistemas de vedação, revestimentos, esquadria, sistemas de impermeabilização, instalação hidráulica, sistemas de instalação elétrica, geradores, elevadores, motores, bombas, equipamentos eletromecânicos, sistemas de segurança, sistemas de proteção contra descargas atmosférica, sistema de combate a incêndio, sistema de coberturas e a acessibilidade.

Quem realiza a inspeção predial?

Engenheiros ou arquitetos habilitados e com registro ativo no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) ou no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).
A inspeção predial deve ser realizada todo ano?
A resposta depende da idade da edificação.
Construções de até 10 anos costumam ser inspecionadas a cada três anos; uma edificação entre 10 – 20 anos pode ser avaliada a cada dois anos; acima de 20 anos, a orientação é que seja feita todos os anos.

Quem deve contratar o profissional para inspeção predial?

Essa é responsabilidade do síndico do prédio ou proprietário/gestor do local.
Cabe a esse profissional contratar alguém habilitado para realizar a inspeção predial de maneira cautelosa e responsável.