Hoje em dia, muitos de nós tem passado mais tempo em seus lares com todas as mudanças que a dinâmica do home office trouxe. E nada melhor do que uma casa organizada, não é mesmo? Como agora passamos mais tempo dentro dela, o desafio acaba sendo um pouco maior. 

Mas a verdade é que com as dicas certas você pode inserir – até mesmo numa rotina agitada – algumas práticas que farão toda a diferença. Siga a leitura com a gente e saiba como manter os ambientes mais organizados e otimizados.

 

Passo a passo para uma casa organizada

Veja abaixo as sugestões para manter tudo em dia no seu lar!

 

1. Desapegue de tudo que não usa ou não tem utilidade

Pois é, em primeiro lugar, para facilitar o processo de organização é fundamental que haja desapego daquilo que já não faz mais sentido. E por isso, a dica número um é rever todos os itens da sua casa e avaliar a necessidade de tudo. E sim, isso é em todos os ambientes!

De início, sugerimos que retire todos os itens do armários, prateleiras, caixas, estantes e comece a sua força tarefa. Isso quer dizer que precisa estar disposto a uma avaliação minuciosa, onde você pensa aquilo que realmente usa e o que já não lhe serve mais.

Essa etapa vai ajudar muito na hora de moldar o caminho da sua organização: separe em diferentes espaços aquilo que você quer manter, o que é descarte e o que é doação. 

Nesse exercício até conseguimos refletir sobre o quanto somos ou não apegados com as questões materiais e o que isso implica em nossa vida como um todo. 

Veja + Conheça os apps de decoração e arquitetura

2. Estude a rotina da sua casa

Após retirar do espaço tudo aquilo que já não tem mais sentido em seguir com você, não adianta sair guardando tudo o que vai ficar de forma aleatória ou complicada. Pois isso vai dificultar o acesso que precisa a determinados objetos. O que pode, consequentemente, gerar bagunça num futuro muito breve.

Para manter a casa organizada, faça uma avaliação do seu dia a dia no ambiente e reflita sobre os itens mais usados para pensar em estratégias inteligentes. Assim, tudo vai fluir da melhor forma. Cada casa e família tem uma rotina e dinâmica que precisa ser levada em conta.

Quem adora cozinhar, por exemplo, precisa dos temperos e utensílios mais a mostra, com alimentos bem organizados na geladeira.

 

3. Organize-se

Por fim, o passo final para manter a casa organizada! É a hora de pôr tudo em seu devido lugar seguindo alguns truques para uma organização eficiente e sem maiores complicações. Nessa hora, ter os acessórios e organizadores certo fará toda a diferença!

Cozinha: aproveite ao máximo os espaços livres como as paredes e partes internas das portas dos armários e conte também com acessórios organizadores para otimizar as áreas.

Closet: abuse dos cabideiros e gaveteiros do armário, tentando ao máximo organizá-las nos cabides e categorizando as peças por cores e/ou função.

Home office: os gaveteiros são ótimos para quem precisa categorizar e separar pastas com nomes e datas. Para quem não tem arquivos, as caixas organizadoras são ótimas opções para pôr em prateleiras ou estantes, fazendo separação por categorias, assuntos ou por ano.

 

E então, o que achou deste artigo? Agora você já pode se inspirar o bastante para manter uma casa organizada! Se curtiu essas dicas e quer ficar por dentro das nossas novidades, basta seguir o nosso perfil nas redes sociais! Estamos no Instagram e no Facebook.