março 22 2022 0Comentário
morar sozinho

Morar sozinho: entenda como realizar o seu sonho

O início da fase adulta, traz um desejo latente para a maioria das pessoas que estão se organizando financeiramente e se estabilizando em um trabalho: morar sozinho. Esse é o sonho de muita gente que quer conquistar a tão sonhada liberdade. Afinal, trilhar o seu próprio caminho é um passo importantíssimo para o amadurecimento pessoal.

Mas como realizar esse passo? É comum que essa dúvida passe pela sua cabeça, e que você ainda não saiba como se planejar e quais os desafios pode enfrentar ao tomar essa decisão. Por isso mesmo, estamos aqui para te ajudar! Vamos te deixar por dentro de tudo o que envolve essa mudança e como se organizar para conquistar essa meta.

 

Quais são os passos a seguir para morar sozinho?

Em primeiro lugar, é muito importante salientar que o planejamento pessoal e financeiro são indispensáveis para o seu propósito. Pois são através de objetivos bem traçados que conseguimos vislumbrar o futuro de maneira assertiva e menos perigosa. E isso nos leva ao primeiro passo a seguir.

 

Entenda a sua realidade financeira e guarde dinheiro

Para começar, vamos te propor o seguinte exercício: com um caderno e caneta em mãos, anote qual foi a sua renda nos últimos dois meses e vá fazendo uma média das suas despesas. Se você perceber que parte do seu salário é mantido em segurança, já temos um primeiro bom sinal! Não precisa ser uma grande quantia, mas ela demonstra que você já consegue ter organização entre ganhos e gastos. 

Se por acaso a sua conta fecha sempre no vermelho, esse é um sinal de alerta. Com esse cenário, é preciso estabelecer limites nos seus gastos e entender o que é importante e o que não é. Será que pedir aquela comida e chutar o balde pros seus gastos é tão importante assim? Será que aquele cropped vale mesmo a pena?

Ao guardar dinheiro você preserva a sua saúde financeira e consegue se preparar para possíveis imprevistos. É justamente quando a gente não tem que aparece aquele siso para tirar no dentista, um exame para fazer ou uma conta extra para pagar. Com organização você não se preocupa e ainda consegue garantir o seu lazer.

 

Os gastos de morar sozinho

Para além do seu planejamento que citamos acima, você vai precisar se organizar para lidar com os custos de manter um imóvel. Isso significa que a planilha de gastos vai precisar de atualização sempre, hein? Confira a seguir as despesas para morar sozinho.

As despesas fixas, são aquelas que a cada final de mês aparecerão para te mandar um oi e geralmente, possuem o mesmo valor, como:

Já as despesas flexíveis são as que podem mudar a depender do seu hábito de consumo mensal, como:

  • alimentação
  • energia elétrica
  • gás
  • água

Agora que você já sabe quais são os passos fundamentais para morar sozinho, vai ficar mais fácil organizar. E não esqueça: cada movimentação que você faz para que isso aconteça, é um passo mais perto que está do seu sonho.

Conte com a Reatec Engenharia para te trazer as melhores possibilidades de investimento e conquistar a sua casa própria. Consulte os nossos empreendimentos pelo WhatsApp. E se curtiu este conteúdo e quer ficar por dentro das nossas novidades, basta nos seguir nas redes sociais. Estamos no Instagram e no Facebook

 

sol