fevereiro 23 2022 0Comentário
qualidade de vida

Qualidade de vida em 3 aspectos fundamentais

Quando você pensa em qualidade de vida, quais as primeiras coisas que vêm em mente? De maneira geral, é comum associá-la ao simples fato de sentir-se bem. Mas afinal, quais são os fatores que influenciam no seu bem-estar, seja a longo ou curto prazo?

Apesar do conceito de qualidade de vida ser diferente para cada pessoa, com tendência até mesmo a mudanças ao longo da vida, o maior consenso é de que é preciso uma combinação de fatores para que o mesmo aconteça. 

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a qualidade de vida pode ser definida como “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. 

E foi levando isso em conta que nós, da Reatec Engenharia, resolvemos escrever sobre o assunto para te inspirar nos aspectos que podem melhorar a sua qualidade de vida. 

 

Construa hábitos de vida saudáveis

O nosso corpo sabe e sente quando precisamos comer mais saudável, dormir melhor, nos movimentarmos mais. Muitas vezes, nós quem não damos ouvidos, não é mesmo? Por isso, se você quer ter qualidade de vida, cuidar de você mesmo, do seu corpo e da sua mente, é parte fundamental desse processo.

Afinal, quer maior prova de amor próprio do que cuidar do seu veículo que permite a vida? Então, invista em exercícios diários de 30 minutos, seja caminhada, pedalada ou uma prática de esportes, coma mais frutas e verduras, beba água e preze por sua noite de sono. 

Esses são fatores simples que farão a diferença na sua vida. Tudo o que você precisa é constância e comprometimento, e em troca, poderá viver mais e melhor, cultivando o bom humor no seu dia a dia com muito mais facilidade.

 

Preze por um trabalho saudável e esteja bem com ele 

Parte essencial da sua qualidade de vida está em manter relações saudáveis na sua rotina, e por isso mesmo, o seu ambiente de trabalho é um local super importante de se manter tranquilo. Afinal, é nele onde você passa grande parte do seu dia e vida adulta.

Um local limpo, iluminado, ventilado e livre de barulhos excessivos já cria um bom ambiente para que as pessoas ali presentes sigam bem. Escute os seus colegas, sejam colaborativos uns com os outros e deixe o trabalho no local de trabalho. Isso quer dizer que você deve prezar por seu descanso, suas férias anuais e deixar de levar serviço para casa.

Esses limites certamente farão com que a sua rotina siga mais saudável, e nos momentos de tensão, seja por um prazo curto ou demanda repentina, faça uma respiração lenta e pausada algumas vezes ao dia. Isso vai lembrar o seu corpo de seguir relaxado sempre que possível. 

 

Aproveite o contato com a natureza

Pois é, isso pode até parecer um papo good vibes, mas o fato é que a ciência já comprova que o contato com a natureza traz verdadeiros benefícios para a nossa qualidade de vida. A boa sensação de ouvir o barulho da água ou olhar as árvores é mais que uma percepção. 

Segundo o The World Journal of Biological Psychiatry, mostrou que ficar mais tempo ao ar livre altera a nossa estrutura cerebral, atuando positivamente no nosso desempenho cognitivo. Por isso, sempre que possível, pise na grama, vá ver o mar ou aproveitar o parque do seu bairro. 

Esses 3 aspectos vão te ajudar a garantir melhores condições para a sua qualidade de vida, deixando o seu dia a dia mais leve. Então, o que achou deste conteúdo? Se curtiu, não deixe de nos acompanhar nas redes sociais! Estamos no Instagram e no Facebook

 

sol