setembro 25 2019 0Comentário

Boa convivência entre vizinhos. É possível?

Morar no mesmo endereço nem sempre é sinal de boa convivência. Alguns vizinhos vivem em pé de guerra, outros chegam a viver anos em clima de briga. Então, decidimos enumerar os 5 Cs, campeões em reclamações e atritos entre vizinhos.

Cano

Desenho de uma máquina de lavar roupa, um cano vazando e uma mão segurando uma ferramenta.

Neste caso, vazamentos. Muitos apartamentos (principalmente os mais antigos) apresentam algum tipo de vazamento e em muitos casos isso termina indo para a casa do vizinho. Contudo, muitas vezes, o atrito começa quando o vizinho vai comunicar ao outro.
Sabemos que este tipo de serviço é oneroso e demorado, em muitos casos resultando em até duas obras de uma vez.
O que fazer: neste caso a palavra que deve prevalecer é a paciência. Tanto para o vizinho que está com vazamento, quanto para o vizinho do apartamento que está com problema. Uma boa conversa pode resultar na solução do caso, sem maiores intercorrências.

É importante lembrar que os vazamentos são de responsabilidade do proprietário do imóvel, o síndico é responsável somente pelos vazamentos de áreas comuns.

Crianças

Três crianças brincando juntas.

Quantas vezes você já pegou um elevador e todos os botões, de todos os andares, estavam apertados? Ou quantas vezes sua campanhia tocou e não havia ninguém na porta? Pois é, algumas crianças são traquinas e isto leva a reclamações no condomínio, principalmente de moradores que não toleram estas travessuras.
O que fazer: o primeiro passo é investir em um circuito de imagem. Com câmeras instaladas pelo condomínio é possível saber quem cometeu a bagunça e comunicar aos responsáveis, para que tomem as devidas providências. Outra dica é criar espaços infantis para que as crianças tenham um espaço de convívio e liberem a energia de outra forma.

Carro

Ilustração de 4 carros, sendo que não estão inteiros.. São quatro carros, pela metade.

Um dos campeões de reclamações e falta de paciência entre vizinhos, os carros também merece destaque como um dos pivôs de brigas entre vizinhos. Os motivos vão desde o tamanho da garagem (e a falta de respeito às sinalizações) até arranhões e pequenas batidas.
O que fazer: neste caso também é importante investir em um circuito interno de imagem, este tipo de procedimento ajuda a encontrar possíveis culpados e intimida aqueles que querem praticar algo contra o carro do vizinho, seja de forma proposital ou sem querer.

Cachorros

Figura mostra desenhos de 4 cachorros de raças diferentes.

Quem diria, o melhor amigo do homem nos Cs que lideram problemas em condomínios.
Na verdade, neste caso, não só os cachorros como os animais domésticos de forma geral. Seja pela sujeira (que os donos deixam de recolher), pelo barulho, como latidos por exemplo e até pela agressividade do animal (em alguns casos), alguns vizinhos torcem o nariz quando o assunto é animal doméstico.
O que fazer: se você é o dono do animalzinho, procure seguir as regras do condomínio. Em alguns cães é necessário o uso de focinheiras.

Calote

Um desenho de um cofrinho em formato de porco, na cor rosa, com uma moeda sendo colocada.

O último C também é o que causa mais dor de cabeça. Então, se um condômino deixa de pagar a taxa de condomínio isto compromete todo o orçamento.
Um condomínio possui despesas e se a receita sofre algum déficit, isso reflete no pagamento de contas e melhorias.
O que fazer: uma campanha de conscientização sobre os danos causados pelo não pagamento é um bom começo. Além de estipular multa e juros com um valor considerável. Em 2016 foram estipuladas regras mais duras para cobrança de inadimplentes.

Conforme vimos, as confusões entre vizinhos pode ser resolvida de forma amigável, sem que sejam necessárias medidas extremas. Tudo se resume a empatia e parcimônia, lidar com o outro nem sempre é tarefa fácil porém é nossa escolha permanecer no conflito ou livrar-se dele.

Você conhece os nossos empreendimentos? Já acessou nosso site?
Clique aqui para ser direcionado.


regina

Escreva seu comentário ou resposta