outubro 09 2019 0Comentário

Prós e contras de ter uma sacada

Há um tempo atrás a grande maioria das famílias moravam em casas. Naquela época, isto era possível porque a população era menor e havia espaço para construir casas enormes, cheias de quintais e liberdade.

Com o passar dos anos a população foi crescendo e já não havia espaço para todos construírem casas. Por isso, a necessidade de construir apartamentos. No início eram espaços mais amplos mas, com o decorrer dos anos (e do crescimento populacional), estes espaços tornaram-se menores.
Porém, a necessidade de “liberdade” sempre esteve presente e os engenheiros deram um jeito nisso: a sacada dos apartamentos.

Sacada: uma ideia genial

A sacada trouxe a sensação de liberdade  que existia na época das casas. Por ser um espaço que lhe dá essa sensação, ela faz o papel que outrora era exercido pelos quintas das casas.
Ela termina sendo “o quintal moderno”.

Sacada com área gourmet.
Créditos da imagem clique aqui.

Com o passar dos anos ela foi ganhando novas utilidades, se antes era apenas uma varanda, com uma rede e algumas flores, hoje virou espaço gourmet (onde os donos da casa mostram seus talentos culinários), algumas pessoas criaram um espaço mais aconchegante com poltronas e outras preferem criar pequenas hortas no local.

Sacada com horta suspensa.
Créditos imagem clique aqui.

Por ser um ambiente distinto do resto da casa, a varanda se torna um espaço aconchegante.
Mas nem todo mundo acha uma boa ideia ter uma varanda, alguns acreditam que o espaço dela pode ser agregado em outro ambiente da casa. E ai?

Os contras

Não que exista algo que desabone uma sacada mas, como dito anteriormente, algumas pessoas acreditam que o espaço dela pode ser utilizado para agregar espaço a alguma outra área da casa e, por isso, elas optam por desfazer a sacada para ter mais espaço disponível.

Outras colocam vidraças, isto porque quando chove (dependendo da localização do apartamento) a varanda fica molhada e suja.
Além disso, o sol também é um grande vilão pois se ele incidir ali, durante toda uma tarde por exemplo, o calor fica insuportável. As vidraças permite que cortinas sejam instaladas também.

E o charme?

Pois é, a sacada é um charme sim, não há como negar. Porém, ganhar espaço dentro do seu apartamento também pode ser uma ideia válida, tudo depende do seu gosto ou da sua necessidade.

Sacada adicionada a sala.
Crédito imagem clique aqui.

Alguns apartamentos possuem uma área grande  e por isso a sacada é bastante aproveitada. Em apartamentos onde o metro quadrado é menor, as vezes se desfazer da sacada ajuda a ganhar mais espaço.

E você? É adepto da sacada?

regina

Escreva seu comentário ou resposta